Guia Rápido Febre Amarela

Muito se tem falado da Febre Amarela, que anda preocupando os brasileiros desde os noticiários na televisão. Por causa disso vim dividir com você em um guia rápido de informações desta infecção que anda gerando dúvidas e medos.

O que é a Febre Amarela?

Trata-se de uma doença infecciosa viral grave, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, sendo assim classificada como febre amarela urbana ou então transmitida pelo Haemagogus e Sabethe, classificada como Febre amarela silvestre. Apesar de classificações diferentes, ambas manifestações são idênticas, nos casos de transmissão, porque o vírus e a evolução clínica são as mesmas.

Sintomatologia

Os sintomas variam, eles podem se apresentar de forma muito leve, não chegando a apontar sintomas ou então sintomas bem pouco aparentes. No entanto a forma grave pode levar a morte.

Alguns dos sintomas que o indivíduo pode apresentar é a febre precedida de calafrios. Sintomas parecidos com os gripais, tais como: mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, vômito e diarreia, sintomas esses que podem surgir de repente, de 3 a 6 dias, após o período da incubação do vírus.

Os sintomas graves são: Insuficiência hepática e renal, icterícia (amarelão no corpo) e também pontos de hemorragia em diversos graus, além de cansaço intenso, convulsões e coma hepático.

Como a doença é transmitida?

O vírus é transmitido através das picadas dos vetores, que normalmente vivem em áreas verdes, como matas e beiras de rios, mas para isso o mosquito deve picar um macaco que esteja infectado, daí então esses mesmo vetores podem transmitir a doença a outros macacos, bem como aos humanos.

A doença pode ser evitada?

Sim, pode ser evitada através de um método muito simples, a vacinação que está disponível nas unidades de saúde locais todos os dias do ano de maneira gratuita, devendo ser administrada 10 dias antes do deslocamento para áreas consideradas de risco. A idade mínima para ser imunizado contra a febre amarela é de 6 meses e tem validade de 10 anos.

A febre Amarela é contagiosa?

A febre amarela não é contagiosa, os mosquitos é que tem a função de espalhar o vírus dos macacos aos homens e dos homens aos macacos.

Maneiras de prevenção

Na transmissão urbana é possível garantir boa parte da prevenção evitando a disseminação dos mosquitos Aedes aegypti, pois eles se criam na água e se proliferam nas casas e nas suas dependências. Podemos evitar caixas d’água, latas e pneus com águas paradas e recipientes sem tampa. Para eliminar mosquito adulto, deve se usar o inseticida, através do fumacê.

Qual é a época mais comum da doença?

A partir de estudos sabe-se que a doença ocorre em maior incidência entre os meses de dezembro e maio. Épocas de chuva onde os mosquitos aparecem em maior quantidade e disseminam o vírus.

Leia nossos outros artigos recentes:

XtraMagic Funciona Mesmo

Xplus Emagrece Mesmo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.244 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *